28/03/2016

Exercer Misericórdia

Valores que realmente importam e são decisivos!

LÁZARO E O RICO

Lázaro: saiu da humilhação e recebeu honra, felicidade e vida eterna.
“O outro”: recebeu a condenação, o desprezo, o tormento e a vergonha sem fim.

Quando meditamos no relato contado por CRISTO do rico e Lázaro, podemos atestar que o nome do rico não é lembrado, nem é mencionado. Que mensagem o SENHOR JESUS transmite-nos com isso?


Para entendermos melhor, acompanhemos a narrativa, a qual fora registrada em Lucas 16:19-31:

19 “Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele.
21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.



22 E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado.
23 E, no Hades [inferno], ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio [colo].
24 E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.


25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado.
26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.




27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.


29 Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.
30 E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.”

Esse homem rico tinha uma vida regalada, onde nada material lhe faltava. À sua porta, no chão, estava um homem chamado Lázaro – mendigo, necessitado, não somente de alimentos, abrigo, mas de cuidados médicos, pois possuía feridas em seu corpo.


Pelo texto, o homem rico não dava a mínima importância para Lázaro, negando-lhe absurdamente as suas migalhas, porque até isso o necessitado desejava!! Os cachorros tinham mais oportunidade de comida do que o próprio Lázaro, o qual estava com feridas expostas, sem um curativo, e esses cães lambiam seus ferimentos.


O rico havia lhe negado comida e cuidados, como se ele não existisse, como se sua vida não representasse nada para ele. Para este rico, Lázaro e o seu nome não representavam absolutamente nada!! Ele poderia até achar que o seu nome é que era importante. Mas para o SENHOR JESUS ao contar a história, o nome desse homem, que praticava iniquidade, nem fora mencionado! Fora desprezado completamente! E nós sabemos o destino que ele recebeu! Mas o que assusta é que o rico conhecia as Escrituras!! Indício disso é que ele sabia sobre o patriarca Abraão.

Então, vamos entender porque este rico (que na verdade era miserável espiritualmente) fora desprezado, rejeitado e o nome dele NEM fora mencionado pelo SENHOR JESUS. Há uma outra mensagem de CRISTO, onde Ele Mesmo dirá NAQUELE DIA aos malditos (aqueles que não praticam a Palavra de DEUS ou deixaram de praticá-La em sua jornada e não se arrependeram):

“APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos...” (Mateus 25:31-46).


“E Ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que VOS NÃO CONHEÇO.” (Mateus 25:12 – grifos pessoais).

Em outro momento, o REI DO UNIVERSO declara: “E, então, lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mateus 7:23).

Há outra declaração do SENHOR que Ele fará Naquele Dia: “E Ele vos responderá: Digo-vos que NÃO SEI DE ONDE VÓS SOIS; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de DEUS e vós, lançados fora.” (Lucas 13:27,28).

E, então, questionamos: como assim “não vos conheço”? Como o SENHOR JESUS, A PALAVRA DE DEUS Que veio em carne - como dizem as Escrituras -, pelo Qual tudo subsiste, e tudo foi feito por Ele e para Ele, o Criador do Universo, que conhece todas as pessoas no mais íntimo e no mais profundo e conhece todas as coisas, ABSOLUTAMENTE TUDO, como Ele pode dizer “não vos conheço”? O Próprio Rei do Universo Ressurreto enviou uma mensagem para Sua Igreja, registrada em Apocalipse 2:13, na qual diz: “CONHEÇO as tuas obras, e ONDE HABITAS (...)” Ou seja, nada pode esconder-se dos Seus olhos!

Está escrito em Mateus 25:41-46:

41 “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.
44 Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos?
45 Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.”

Ora, pelo fato desses citados terem NEGADO à Sua Palavra, a ajuda ao faminto, sedento, estrangeiro, nu, enfermo e ao preso, também foram negados pelo SENHOR JESUS, pois se, do contrário, tivessem feito a um desses necessitados, estariam fazendo para o Próprio CRISTO!

Porém, como se recusaram a fazer pelos carentes, recusaram o Próprio Criador, porque está escrito: "O QUE ESCARNECE DO POBRE INSULTA AO QUE O CRIOU, O QUE SE ALEGRA DA CALAMIDADE NÃO FICARÁ IMPUNE." (Provérbios 17:5).

Tal atitude iníqua NEGA o Nome de JESUS, a Sua Palavra e a Sua importância! Negar ajuda ao próximo é como tratar a Palavra de DEUS como um NADA! Por isso, os que praticam tal desamor serão NEGADOS, desprezados, como um NADA, como DESCONHECIDOS!


QUEM IGNORA O NECESSITADO TERÁ MUITAS MALDIÇÕES:

"O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições." (Provérbios 28:27).

"O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido." (Provérbios 21:13).

Diz o SENHOR JESUS: "Mas quem ME NEGAR diante dos homens será negado diante dos anjos de DEUS." (Lucas 12:9).

A Pedro disse uma vez:
"Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo, enquanto não me tiveres negado três vezes." (João 13:38).

E COMO PEDRO NEGOU JESUS 3 VEZES?
AFIRMANDO QUE NÃO O CONHECIA POR 3 VEZES!!

Muitos falam mal do apóstolo Pedro quando negou o SENHOR JESUS, mas será que também não O temos negado MUITO mais vezes? Ele buscou o arrependimento e encontrou a misericórdia no Incondicional Amor de CRISTO. E o ESPÍRITO SANTO o tornou um dos mais corajosos pregadores da Palavra, falando com ousadia e intrepidez o Nome de JESUS (O Qual foi veementemente proibido pelos líderes judeus de que proferissem Este Nome). Veja o seguinte registro:

“E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: NÃO VOS ADMOESTAMOS NÓS EXPRESSAMENTE QUE NÃO ENSINÁSSEIS NESSE NOME? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: MAIS IMPORTA OBEDECER A DEUS DO QUE AOS HOMENS. O DEUS de nossos pais ressuscitou a JESUS, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. DEUS, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados. E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS ACERCA DESTAS PALAVRAS, nós e também o ESPÍRITO SANTO, que DEUS deu àqueles que lhe obedecem.” (Atos 5:27-32 – grifos pessoais).

Nisto vemos, que o apóstolo Pedro, o qual havia NEGADO o SENHOR JESUS, estava agora neste momento retratado movido pelo ESPÍRITO SANTO, praticando obras dignas de arrependimento, apresentando-se como um dos que testemunharam as Palavras, a Doutrina de CRISTO e a Sua Ressurreição.

Em Atos 7:35, está escrito que já haviam negado outro como seu líder: Moisés, como uma verdadeira figura (uma sombra) do CRISTO que viria para nos libertar dos pecados e do destino que eles desencadeiam: o tormento e o desprezo eternos. Confira:

"A este Moisés, AO QUAL HAVIAM NEGADO, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou DEUS como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça." (Atos 7:35).

Percebemos que não é de hoje que NEGAM a liderança máxima de DEUS em suas vidas. Mas aos que se arrependem e obedecem a DEUS, encontram lugar em Sua Grande Misericórdia, e recebem o derramar do Seu ESPÍRITO SANTO, do Seu Poder!

Disse o SENHOR JESUS: “Se alguém me serve, siga-me; e, ONDE EU ESTIVER, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” (João 12:26).

PERCEBEU???

Onde o SENHOR JESUS está? Ele mesmo disse!! Quando fizermos a um destes pequeninos, a Ele estaremos fazendo!! Percebeu por que o nome do rico na história descrita por CRISTO não fora mencionado? Como ele NEGOU a JESUS (quando negou ao mendigo Lázaro), também foi negado pelo SENHOR JESUS! Ele está inserido no grupo dos malditos que o SENHOR mencionou: “APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (...)”.

Pelo relato do SENHOR JESUS na história de Lázaro e o rico, podemos perceber que no inferno o homem rico arrependia-se dos pecados, mas não havia mais jeito de sair de lá, pois havia sido tarde demais. Ele chegou até a pensar em seus familiares, desejando que fizessem alguma coisa, a fim de que pudessem arrepender-se dos pecados e não serem lançados naquele tormento eterno, tal era sua condição terrível!

ESPIRITUALMENTE FALANDO, o grupo de pessoas rejeitadas de que falou o SENHOR JESUS se refere TAMBÉM:

1. Aos famintos e sedentos pela Palavra de DEUS: para os quais os cristãos devem levar o Pão Espiritual – a Palavra de DEUS.

2. Aos estrangeiros: os que ainda estão de fora, que não conhecem a Palavra, e que são muitas vezes excluídos do convívio na Igreja, quando chegam nela com uma veste diferente, exótica, mais curta ou mais pobre. É ainda estrangeiro, com linguagem diferente, E O SENHOR JESUS DESEJA ESSA PESSOA INCORPORADA EM SUA FAMÍLIA! Pois uma vez que aceita o FILHO DE DEUS como o seu SENHOR E SALVADOR, torna-se também Seu filho (João 1:12). O REI dos reis ordena que recolhamos tais estrangeiros. E AI DE ALGUÉM que fizer afastar de CRISTO algum dos Seus pequeninos!

Disse o SENHOR JESUS: "Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha [uma pedra imensa], e se submergisse na profundeza do mar." (Mateus 18:6).

"Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos." (Lucas 17:2).

Atente que ELE NÃO falou para as pessoas cometerem suicídio, mas para que soubessem o quanto é GRAVE afastar alguém dos Seus caminhos!!! Não há Salvação para quem comete suicídio, pois se constitui como assassino. DEUS é Quem dá a vida e somente Ele tem o direito de tirá-la. Leia Apocalipse 21:8.

3. Ao nu: a pessoa que está sem as vestes espirituais, sem o revestimento do ESPÍRITO SANTO, que está indo de encontro à vergonha eterna. Por exemplo, aquele que está afastado da congregação, “nu”, envergonhado de alguma forma. Podemos ao menos orar por quem conhecemos nesta condição para que se arrependa verdadeiramente e receba novamente o Manto de CRISTO, o Seu Sangue Precioso, que lava os pecados mais escabrosos!

4. Ao enfermo: da alma, espiritualmente, com feridas não vistas, mas ainda não cicatrizadas! A Palavra tem Poder para curar todas as enfermidades! Na verdade, aos que recebem ao SENHOR JESUS, como o Dominador maior das suas vidas, recebem o direito da cura, precisando simplesmente crer e tomar posse! A alma ferida ou em depressão somente é curada com a Palavra de DEUS!

"Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição." (Salmos 107:20). Todos os cristãos vencem somente com a Palavra, porque está escrito que o justo viverá da fé. "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17).

O enfermo espiritualmente ou fisicamente deve ouvir ministrações da Palavra de DEUS.

5. Ao prisioneiro: espiritualmente, que precisa libertar-se das correntes da mágoa, do ressentimento, do ódio, da raiva, da vingança, da inveja, da amargura, das contendas, da soberba, da arrogância, do orgulho, da falta de perdão (da dificuldade de perdoar e de pedir perdão). Ou seja, este precisa ser acolhido pela Igreja de CRISTO para se libertar de tudo que lhe aprisiona.

Este texto do SENHOR JESUS, falando acerca dos rejeitados é muito mais amplo do que podemos imaginar! Na verdade, tudo que está nas Escrituras possui Revelações infinitas, porque DEUS é infinito, assim como Seu Conhecimento. Ele é o Próprio Conhecimento, a Sabedoria!

Quando vemos um caído na rua ou caído espiritualmente, será que oferecemos uma mão amiga, ou julgamos tal pessoa como um vagabundo ou uma vagabunda? Será que nos importamos como se estivéssemos em seu lugar, tendo misericórdia, e procuramos fazer alguma coisa? Ou passamos adiante, desprezando sua condição?

Será que no exato momento de uma situação assim lembramos que aquele no chão é o SENHOR JESUS? Ele está vendo tudo: nosso coração, nossas reações!! TUDO!! Será que ao menos oramos, pedindo a Sua Graça Abundante para podermos realizar obras dignas de arrependimento, das quais Ele possa Se agradar? Ou simplesmente esquecemos o assunto, como se não fosse da nossa conta?

É tanto da nossa conta (e um dia prestaremos conta!) que estudiosos apontam que a mesma quantidade de alimento desperdiçada é a mesma necessária para alimentar os famintos!!

"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Romanos 14:10-12).

"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal." (II Coríntios 5:10).

No Grande Dia do acerto de contas, não haverá segunda chance. Que possamos a partir de agora, começarmos nossa mudança, realizando uma simples oração, chegando ao Pai, em Nome de JESUS, pedindo com sinceridade a Sua Misericórdia e a Sua Graça Abundante para que trate as nossas fraquezas, para que transforme a nossa visão, ampliando-a e, assim, aproximemo-nos mais dEle, do Alto, e possamos nos desviar do caminho que leva ao tormento e perdição sem fim.

QUAL SERIA A SUA PRIORIDADE? SEU NOME SER IMPORTANTE DIANTE DOS HOMENS OU DIANTE DO SENHOR JESUS, AO QUAL FORA CONCEDIDO TODO O PODER NOS CÉUS, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA?

O SENHOR JESUS não mencionou o nome do rico (o qual poderia achar ter nome importante e que fora ao inferno), mas mencionou o nome de Lázaro (que não tinha importância diante dos homens), o qual recebeu testemunho do Próprio SENHOR.

Podemos imaginar que aquele rico, por se achar melhor que os seus semelhantes, cultivava um orgulho nocivo a si próprio, talvez por acreditar que por sua condição financeira favorável, pudesse comprar também a DEUS ou a sua Salvação. Para ele já era tarde demais o arrependimento. Mas não para mim e para você AGORA.


Disse Aquele Que voltará como JUIZ DO SUPREMO TRIBUNAL DO UNIVERSO:

"Eu sou o bom Pastor, e CONHEÇO as minhas ovelhas, E DAS MINHAS SOU CONHECIDO." (João 10:14).

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e EU CONHEÇO-AS, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos." (João 10:27,28).

“O SENHOR é bom, [Ele é] uma fortaleza no dia da angústia, e CONHECE os que confiam nele.” (Naum 1:7).

Está escrito:
“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8). Em outras palavras: Produzam, pois, atitudes dignas de arrependimento.


"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2:7).

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." (Apocalipse 2:11).

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam." (I Coríntios 2:9).

Atente que a Salvação Eterna não se dá por meio de obras de caridade. Se assim fora, não teria sido necessária a morte de CRISTO, pois pagou o preço pelos nossos pecados. Ajudar quem precisa no quanto estiver ao nosso alcance é nossa obrigação, pois está escrito:

 "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado." (Tiago 4:17).

No comments:

Post a Comment

😍 OUR NEW BLOG!

  OUR NEW BLOG! 🇧🇷 🇵🇹 Nosso novo blog 👇 🇬🇧 🇺🇸 Our new blog 👇 unic4love.wordpress.com