12/01/2022

Lições de uma história fascinante!


Uma das histórias bíblicas mais aprazíveis e empolgantes é a do Livro de Rute, que conta sua trajetória ao lado de sua sogra Noemi e o seu encontro com Boaz, numa sincronia Divina maravilhosa!

Rute era estrangeira de origem moabita. Seu povo praticava muitos rituais perversos e abomináveis! Não os mencionarei aqui de tão horrendos que eram!

Entretanto, a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tiago 2:13), uma vez que isto está escrito:

"Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente."
(Deuteronômio 23:3)

A viúva Rute declarou que o DEUS de Noemi seria também seu DEUS, independentemente das circunstâncias contrárias que ela poderia sofrer.

Depois de deixar seu povo e se aliar à sua sogra e ao seu novo DEUS, Rute estaria agora numa nova trajetória, onde conheceria mais na sua vida sobre o Favor e a Misericórdia do Único e Verdadeiro DEUS! 

Ambas tiveram que percorrer um caminho desafiador para, finalmente, chegarem ao local que representava uma viva esperança, pois DEUS o estava abençoando.

Noemi precisou enfrentar os olhares de sua comunidade, ao adentrar na cidade sem seu marido e seus dois filhos, os quais faleceram em Moabe. No entanto, o sentimento de humilhação e derrotismo daria lugar à esperança e alegria da restituição.


Podemos contemplar nessa história a maravilhosa sincronia de DEUS, ao colocar Rute no lugar certo, na hora certa e diante da pessoa certa, daquele que é uma figura do SENHOR JESUS, o Remidor, o Resgatador, Aquele que restitui!


O SENHOR DEUS deu a visão da vitória para Noemi com instruções, as quais foram dadas a Rute, que as acatou sem reservas!


É importante destacar a coragem que DEUS deu a Rute, ao reivindicar seus direitos perante seu remidor (resgatador, restituidor) Boaz, à meia-noite, nos seus pés, evocando que ele era o remidor e que a aba dele poderia cobrir ambas, ela e Noemi - o que nos lembra a Capa, o Manto, o Sangue, a Graça do SENHOR JESUS, que nos cobre de Salvação (em tudo que envolve Vida - Cura, Provisão, Libertação, Proteção e, sobretudo, Vida Eterna), quando cremos e invocamos o Seu Nome poderoso de todo o nosso coração!

Algo muito interessante para salientar é o fato de que Boaz é fruto da união de uma estrangeira e ex-prostituta (Raabe) com o filho de um príncipe (Salmom, filho de Naassom, sendo levantado por DEUS líder da tribo de Judá, conforme Números 1:7).

Boaz, então, deve ter sido criado de tal forma a respeitar todas as mulheres. Deve ter sido ensinado a não ser preconceituoso e a não considerar o falatório e julgamentos do povo, principalmente das mulheres dadas à fofoca e parolas (concernentes à sua mãe).

Boaz era um gentleman! Era um homem cheio de gentileza com os seus liderados. Podemos ressaltar sua cordialidade, não apenas entre os seus colaboradores, mas sua hospitalidade e receptividade com uma estrangeira necessitada. É sim uma linda figura do SENHOR JESUS, que demonstra generosidade, misericórdia e acolhimento.

O Livro de Rute é fascinante para aprendermos muito sobre humildade, aliança, concordância, união, propósito firme, compromisso com a Verdade e integridade, além de muitos outros pontos tão relevantes! 

Se considerarmos que a Palavra de DEUS é sempre nova e possui conteúdo infinito, à luz do ESPÍRITO SANTO, podemos afirmar que os pontos de aprendizado são infinitos!

..........................................

O Livro de Rute possui apenas 4 capítulos. Você pode ler agora pela Bíblia Digital:


...........................................

Caso você não tenha o hábito de ler a Biblia, recomendo que comece pelo Novo Testamento e pelos Salmos:

Novo Testamento:


Salmos:


No comments:

Post a Comment

😍 OUR NEW BLOG!

  OUR NEW BLOG! 🇧🇷 🇵🇹 Nosso novo blog 👇 🇬🇧 🇺🇸 Our new blog 👇 unic4love.wordpress.com